O Brasil celebra o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares, herói da resistência contra a escravidão e a discriminação racial no Brasil.
2011 – Lei 12.519, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, cria o Dia Nacional da Consciência Negra como feriado facultativo. Hoje, mais de 800 municípios brasileiros celebram o Dia Nacional da Consciência Negra. 2003 – Lei 1 0.639 institui a celebração do dia 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, como parte do calendário escolar e torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira na grade curricular das escolas. 1978 – O Congresso do Movimento Negro Unificado determina o dia 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. 1971 – O Grupo Palmares, do Rio Grande do Sul, revela a data da morte de Zumbi, um dos ícones da República de Palmares.
A escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira Realiza neste dia 24 um dia de movimento com o tema consciência negra, o local foi bem visitado, salas bem arrumadas e as explicações por conta dos alunos que de deram um show a parte. desde as brincadeiras africanas à peças de torturas, maquetes de navios negreiros e pessoas caracterizadas. Parabéns a Direção e equipe escolar por sua realização.
“A cada novo 20 de novembro, Zumbi se espraia,
amplia o seu território na consciência nacional, empurra para os subterrâneos
da história seus algozes, que foram travestidos de heróis.”
credito foto: Samara Gadelha |
credito foto: Samara Gadelha |
Nenhum comentário:
Postar um comentário